Em 12 de outubro de 1977, com 719 AABBs espalhadas por todo o território nacional, surgia a Federação Nacional das AABB – FENABB. Com ela, o desejo de transformar a rede de clubes que estava nascendo no maior sistema integrador dos funcionários do Banco do Brasil. Desde então, implantou-se um processo de sinergia no desenvolvimento das AABBs, com mútuo proveito de suas singularidades regionais e valorização das culturas locais.

São 41 anos de existência e 1.286 AABBs em pleno funcionamento. Uma história longa e envolvente, escrita por meio de muito trabalho e dedicação, e marcada pelo desenvolvimento de atividades esportivas, sociais, educacionais e culturais. Muito mais do que isso, a história da FENABB é marcada por gente, por pessoas que se dedicam e que se dedicaram, com afinco e boa vontade, ao propósito de levar qualidade de vida ao próximo.

Hoje, a FENABB gere a maior rede de clubes autônomos do mundo.

 

Retrospectiva

 

A FENABB foi criada por iniciativa de Karlos Heinz Rischbieter, então presidente do Banco do Brasil. Sua principal proposta era criar um órgão que pudesse coordenar o trabalho dos clubes que estavam se desenvolvendo. “Era um momento histórico e de vontade política”, relata Solange Rech, no livro História da FENABB, editado em 2000. Histórico porque o número de AABBs aumentava a cada mês e, político, pois as AABBs contribuíam para uma melhor estabilidade do quadro das agências.

Em 1978, foi realizada a primeira reunião do Conselho Deliberativo Nacional, quando a FENABB elegeu sua primeira Diretoria e Conselho Fiscal. De 1978 a 1985, foi o período em que surgiram os principais programas das áreas administrativa, esportiva e cultural, muitos mantidos até hoje, outros ampliados e aperfeiçoados conforme a demanda das Associações.

Mas a história da FENABB não para por aí. Alguns anos se passaram e, ao completar 40 anos, a Federação colhe os frutos de seu amadurecimento e continua buscando maneiras de aperfeiçoar o trabalho que desenvolve diariamente em prol de todas as AABBs do Brasil. Continue conosco, você faz parte dessa conquista!